segunda-feira, 30 de junho de 2008



200 Anos da Costa-Nova

(Conclusão)









O Blog« 200 Anos da Costa-Nova» chegou, hoje, ao fim.



Justifica-se uma explicação.

A história fica (assim) contada até aos anos 60/70.Porque em nosso entender, a Costa-Nova, a partir desse tempo não tem mais «história» para contar. Talvez porque falta a necessária distância, ao tempo, para dele fazer «história».

Mas é indiscutível que a Costa-Nova continua a ter, apesar de todos as agressões que vêm sendo levadas a cabo sobre a sua paisagem natural – ria –, ou sobre a sua paisagem urbana –o descalabro imobiliário consentido – ainda, algo de singular e característico.










Seria pois falta não registar e não enlevar, essa imagem de marca. Assim, na edição do livro que prepararemos – assim apareçam alguns apoios – essa singularidade aparecerá contada por imagens, inserida nas páginas que abrirão cada um dos 15 capítulos que compõem o trabalho. Imagens seleccionadas, apostas em formatação dupla, que realçarão o que resta de belo –e único! – ainda existente neste rincão nascido da vontade de gentes que foram, elas também, em tudo singulares.






Este Blog tem, ele próprio, uma estória :-foi feito …fazendo-se dia a dia a correr atrás da lebre. Significa que agora há que o retocar.Com tempo e paciência










A todos quantos cederam fotografias – recolheram-se mais de duas centenas !–o nosso obrigado.

Senos da Fonseca





FIM

(NB-As fotografias acima são da autoria de Paulo Pereira)

3 comentários:

Ana Maria Lopes disse...

É uma questão de experiência. Já nos dois últimos, escrevi um comentário e nunca apareceu. Costa Nova c'est finie!
Et bientôt, le livre, une réalité!

Marieke disse...

Este Blogue, ou melhor este documento Histórico, merce ser passado a pael.
O meu muito obrigado por reavivar cantos, pessoas,sentimentos de quem sem ter cá nascido tem a Costa Nova como a sua única Terra.
Obrigada pela referência ao meu avô Otero que embora "enxertado em cornode cabra" ajudou a construir a História desta terra.

Presidente do Inatola disse...

Encontrei por acaso.
Simplesmente gostei. Na história das pessoas e das terras tudo tem uma causa e as suas consequências.