terça-feira, 15 de abril de 2008







Nota-(Este Blog será actualizado, aos domingos,quartas e sextas)



(Fascículo 1)

200 Anos de Memórias da Costa-Nova- do-Prado




A lingueta de areias lassas criada pelas correntes que, no mar, neste ponto do litoral, correm de Norte para Sul, foi, durante muitos anos, um pequeno enclave, «quase» se podendo considerar ser então, terra de ninguém. Mesmo após a abertura da Barra, em 1808, a língua de areia que desta se estendia até à Vagueira, ficou durante anos, até 1855, administrativamente incluída no Concelho de Ovar. Com a abertura da barra, estava impedida ou pelo menos muito dificultada, a tarefa de fiscalização dos juízes daquele concelho, muito embora, jurisdicionalmente, estivesse determinado que todos os «acontecimentos» por aqui verificados, deverem ser, obrigatoriamente, encaminhados para as autoridades concelhias de Ovar.
As condições jurisdicionais – seja no plano civil, na jurisdição própria do aglomerado em formação, como extensão do concelho de Ílhavo – ou até no aspecto religioso, da sua ligação á freguesia de S.Salvador(1856), só a partir daquela altura estiveram próximas de serem exercidas com eficiência dada a proximidade aos órgãos que as exerciam, tornando-se compreensíveis aos olhos das populações. Até lá, e anteriormente à abertura da nova barra ,a inexistência de vida por esta língua de areia, não justificava mais do que o exarado numa placa colocada a norte do regueirão da Vagueira, onde se podia ler “VAR”,marcando o limite do concelho ovarino.

1- DESCOBERTA DA «NOVA PRAIA»

As Companhas de Ílhavo e de Aveiro trabalhavam à época na costa «velha» de S. Jacinto, ao enfiamento da Capela da Senhora das Areias. A abertura da nova barra viria dificultar, em muito, a travessia dos pescadores e do restante pessoal das artes, dadas as fortes correntes de água que se fizeram sentir logo após a sua abertura,aquando da travessia do Forte Novo para a outra banda.Com a necessidade de o acesso ao local de pesca ser feito, por vezes, de madrugada[1], antecedendo o nascer do sol, a travessia rodeava-se de extrema perigosidade, muito especialmente se à correnteza das águas se viesse juntar a força do vento, condição muito habitual nesta zona, em determinados períodos do ano.

Luís dos Santos Barreto[2] e seu irmão, José, procuraram então novas zonas de pesca. Enquanto o segundo rumou para sul, até à Costa de Lavos, o Luís varou ali bem perto, uma milha a sul, no areal deserto da costa, impressionado pelo voo das gaivotas, que inquietas, descreviam círculos apertados sobre os cardumes que boiavam ali, no mar, na recesso da corrente que enrodilhava a sul da barra. Luís Barreto sentiu o arfar da vaga e foi-se a ela, ainda que algumas nuvens sombrias se enrolassem ao largo, prenunciando forte chuvadas (o que era de bom agoiro para a pesca); e certo é que as capturas foram desde a primeira hora excelentes, tão prodigiosamente fartas que nos primeiros lanços o arrais foi mesmo obrigado a perder muito peixe por não ter condições para proceder à sua salga.

[1] A chegada de madrugada ,era feita no sentido de assumir o direito de primazia .A primeira Companha a ir para o mar ,tinha direito a escolher o pesqueiro.
[2] Ou Luís «da Bernarda» ,alcunha vinda de sua Mãe, Ti Bernarda «a Victória» - CUNHA, Cons José Ferreira da Cunha.

(cont)

Nenhum comentário: