domingo, 11 de maio de 2008




200 ANOS DA COSTA-NOVA
(Fascículo 9)

A primeira das ligações referidas só foi possível, graças à intervenção política de José Estêvão.
Em paga desses relevantes serviços, a C. M. I. concederia em 1860, por aforamento, a José Estêvão, todo o areal que ia da Costa-Nova à Barra, compreendido entre o mar e a ria
[1]




Mapa de 1902 onde se pode apreciar o traçado do «Caminho Velho» e a «nova ligação ao Farol».

A segunda daquelas estradas, iniciada em 1893, passaria por diversas dificuldades, arrastando-se a sua conclusão durante alguns anos. Tomada a decisão de avançar com a ligação, logo que foi construída na Gafanha de Aquém a ponte de Juncal Ancho (1865)- também esta por influência de José Estêvão
[2]-a estrada seguiu um percurso praticamente paralelo ao caminho pedonal, até ai existente, vindo a situar-se um pouco a norte daquele. A construção foi interrompida em 1895, quando da anexação de Ílhavo, por Aveiro. Durante o referido período, praticamente nada foi construído (para além de uns escassos 1.200m).
E será em 1898, pós desanexação, que a C.M.I. por proposta do Dr. Moura[3], decidiu contrair um empréstimo[4] no valor de 1.400$000 réis para a terminar, tal era o entendimento que se tinha da sua importância, e por isso a urgência em a construir. Os direitos da passagem da barca que se calculavam poderem vir a atingir os 400$000/500$000 réis, eram - entendia o proponente -, suficientes para a amortização do empréstimo.
E ainda suficientes para acorrer a um ou outro melhoramento (mercado, início de arruamentos, etc) de que havia necessidade, e era urgente iniciar, conferindo ao agregado um principio de textura urbana, pois que para lá dos palheiros, nada mais existia,pese embora que o mesmo estava a crescer em ritmo acelerado. Em 1900 a ligação ficaria pronta..

E tornar-se-ia uma levada por onde diariamente corria em magotes, uma gentana.
Ainda o sol não despertara lá para as bandas da serra, e já um povoléu de pescadores ,pescadeiras ,moços e ajudantes se metia ao caminho em alegre palanfrório, a galrichar, percorrendo a passo miúdo, saltitante e lépido, a légua que lhes permitia embarcar na passagem para a outra banda.
De tarde, ou já noite no regresso se a maré botava tardia, em grupo ou isolados, desfilava todo um ror de afadigados e pressurosos passantes que se misturava na estrada, par a par, com a correnteza de apressados jericos. Que seguiam derreados, com os alforges e canastros a abarrotar de sardinha ainda vivinha, que até parecia desejosa de ouvir elogios quando chegada à mesa dos desquebrados beirões, ávidos de tão ditosa e paladosa vitualha.
Era tal o movimento de pessoas e animais, e incertos os horários, que desde logo se percebeu da necessidade de abrir balcão, ali no final da estrada, nas imediações da mota da barca da passagem, para dessedentar os viandantes e lhes aconchegar os estômagos mais esgalfos com um caldo de conduto, ou com um escabeche, em reparo urgente. E com esse acomodamento libertá-los dos maus humores, conferindo-lhes apetite para a dureza da jorna, apenas interrompida num breve espaço de tempo, o estritamente suficiente para recobro do ânimo capaz de se atirar ao estirão que se seguiria.
Ao lado da tasca abriu portas, também, uma «loja», para descanso e refastelamento dos rucilhos, esfalfados com o trotear das esguelhadas veredas serranas, concedendo-lhes tempo de repouso para o exercício superior da arte de asnear, pois que sendo burros, não o eram tanto que não sentissem no corpo - e quem sabe se na alma! - quão dura era esta vida de sardinheiro, para cá e para lá num desaforo a jornadear por terras serranas esquarrosas, sem tempo para se ajeitarem com as suas burricas, que deixadas lá na serra em trabalhos menos esfalfantes, folgadas do corpo e do vício, estavam prontas a recebê-los de «pernas abertas» (aqui, mais tersa não pode ser a imagem).
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[1] No doc do Anexo 9, pp479 do «Ensaio Monográfico de Ílhavo-sécX-séc.XX», é transcrito este aforamento.
[2] Chegou a ser questionada –e objecto de polémica –a questão de saber se a influência teria sido de José Estêvão ou de Manuel Firmino.
[3] Médico de Partido em Ílhavo
[4] Este empréstimo foi feito pelo Dr Manuel da Rocha Madail, a uma taxa de 5%.
(Cont)

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